Já de olho no próximo regulamento do campeonato de construtores de Formula 1, a equipe da Audi (que ainda não faz parte do certame atual da categoria), anunciou a contratação do ex-dirigente da Scuderia Ferrari para comandar o time já na temporada 2024. A decisão foi tomada pela equipe de Stuttgart visando a atualização geral que teremos na construção de carros e estratégias de equipe.
A decisão da contratação de Binotto foi tomada a partir da demissão do atual chefe de equipe, Andreas Seidl. Além de Seidl, Oliver Hoffmann também deixa o time da Sauber, e com isso, Binotto será Diretor de Operações e Diretor Técnico.
O engenheiro italiano que chefiou a Ferrari entre 2019 e 2022 assinou com a equipe que no momento ainda é chamada de Sauber (tecnicamente é a Kick Sauber Stake F1 Team, mas absolutamente ninguém no mundo chama assim), que será fundida à Audi nos próximos anos, em uma parceria sem prazo determinado. Até o momento não sabemos se a equipe se chamará Audi, Audi Sauber, Sauber Audi ou algum outro nome não especulado.
O CEO da Audi, Gernot Dollner comemorou a contratação do dirigente:
“Estou muito feliz por termos conseguido recrutar Mattia Binotto para nosso ambicioso projeto. Com sua vasta experiência de mais de 25 anos na Formula 1, ele sem dúvida poderá dar uma contribuição decisiva para a Audi“.
Até o momento, não existem rumores de quem será o segundo piloto de Mattia Binotto para 2025, visto que na temporada atual o desempenho da Sauber não anda bem – a dupla não anotou nenhum ponto, e para a próxima temporada, uma das vagas está preenchida: o alemão Nico Hulkenberg já assinou um contrato com duração até o final de 2026 com o time.
A F1 volta neste final de semana no Grande Prêmio da Bélgica, na mitologica pista de Spa-Francochamps. Não perca a cobertura completa aqui no i24.