Nesta quarta-feira (30), Botafogo e Peñarol irão disputar o jogo de volta das semifinais da Conmebol Libertadores, em Montevidéu, às 21h30 (horário de Brasília). A partida irá ocorrer no Estádio Centenário com as torcidas local e visitante presentes, com transmissão da Globo e Paramount+.
O time carioca venceu o primeiro confronto no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 5 a 0. Com gols de Savarino, Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus, a equipe garantiu a vantagem para o jogo de volta, podendo perder por quatro gols de diferença para se classificar à sua primeira final de Libertadores.
A final está marcada para acontecer dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O vencedor será decidido em jogo único na capital da Argentina e os finalistas serão decididos essa semana, com o primeiro classificado sendo anunciado após partida entre Atlético-MG e River Plate, nesta terça-feira (19) às 21h30.
Prováveis escalações:
- Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Cuiabano; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Savarino; Thiago Almada, Matheus Martins (Romero) e Tiquinho Soares.
- Técnico: Artur Jorge.
- Peñarol: Aguerre, Pedro Milans, Méndez, Rodríguez e Maxi Olivera, García Graña, Darias, Cabrera, Leonardo Fernández e Jaime Báez; Maximiliano Silvera.
- Técnico: Diego Aguirre.
Apesar da vantagem, a equipe comandada por Arthur Jorge possui cinco jogadores pendurados, são eles: John, Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus. Com dois cartões amarelos acumulados, o técnico corre o risco de perdê-los em uma eventual final, pois de acordo com o regulamento do campeonato, se receberem o terceiro cartão na semifinal, ficariam fora da partida.
Mudança de local e torcidas presentes
A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) recebeu um pedido do Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, para que o confronto fosse realizado com torcida única, afirmando que não poderiam garantir a segurança dos torcedores visitantes. Essa decisão se baseava nos conflitos que ocorreram no Rio de Janeiro na semana passada.
Em contrapartida, a Conmebol enviou um ofício para a AUF, exigindo a presença da torcida alvinegra no confronto, exigindo garantias de medidas de segurança para os torcedores por escrito, através de uma resposta até esta terça-feira (29). Caso não tivesse retorno, uma das soluções apresentadas, além da opção da bola rolar sem a presença das torcidas, era justamente a mudança do local da partida, o que foi oficializado nesta noite, após clima tenso e incerto que prevaleceu ao longo do dia.