O final de semana do Grande Prêmio da Itália começou, e mais uma vez temos surpresas logo no comecinho dos treinos. Para começarmos direito, tivemos dois estreantes na pista: Franco Colapinto fez sua primeira passagem na pista com sua nova equipe (Williams) e Kimi Antonelli fez seu primeiro treino livre na Mercedes.
Os treinos foram marcados por erros dos pilotos na “Parabolica“, curva mais rápida do clássico circuito de Monza. Ainda na quinta-feira (29), durante a volta do Safety Car, o piloto perdeu o controle e acabou estampando o muro com seu Aston Martin Vantage. Já hoje, Kimi Antonelli teve o caso mais sério dessas escapadas da pista: a jovem promessa da Mercedes escorregou na entrada da curva, rodou e bateu com força no muro, causando uma bandeira vermelha com apenas 10 minutos de pista aberta.
Kimi Antonelli visitou o muro em uma de suas primeiras voltas na F1- Imagem: Divulgação/ Instagram F1
Após 20 minutos de paralização, tudo voltou ao normal. Além de Kimi, Sainz, Verstappen, e Leclerc erraram no mesmo ponto, sem contar o clássico erro na curva “Variante“, que fica logo após a reta principal, onde os pilotos alcançam mais de 300km/h. A explicação é o novo asfalto utilzado na pista, que foi recapeada recentemente para receber a F1.
Os três primeiros foram Verstappen, Leclerc e Norris, com o melhor tempo de volta anotado nos últimos 5 minutos de pista por Max, finalizando com 1min21.676s. O top 10 foi formado por Sainz, Bottas, Piastri, Hamilton, Albon e Perez. Confira a tabela completa abaixo.
Resultado completo dos Treinos Livres 1 – Imagem: Divulgação/F1
O “segundo tempo” dos TL‘s foi um pouquinho mais monotono. Tivemos mais uma batida, dessa vez de Kevin Magnussen, da Haas. A Ferrari – que inclusive gerou um Hype imenso com a possibilidade de fazerem um carro inteiro preto e decepcionou, alterando somente a cor dos números do carro – ficou abaixo do esperado no geral. Correr em casa sempre traz uma grande pressão para o time, e dessa vez Charles e Carlos até tentaram corresponder, mas os seus competidores estavam afiados.
A Ferrari prometeu muito e entregou pouco, somente os macacões entraram no estilo “Blackout”- Imagem: Divulgação/ Ferrari
Leclerc fez o quinto melhor tempo, e Sainz o 3º. O melhor tempo da tarde foi de Lewis Hamilton (provando que a Mercedes voltou a acertar carros), em uma simulação de corrida com pouco combustível (condição essa que faz o peso do carro ser bastante mais baixo) cravou 1min20.738s, apenas 0,003 de outro britânico, mas dessa vez o da McLaren, Lando Norris.
O top 10 foi formado por: Hamilton, Norris, Sainz, Piastri, Leclerc, Russell, Hulkenberg, Ricciardo, Alonso e Stroll. As surpresas da vez foram Hulk, Ricciardo e a dupla da Aston Martin que há tempos não brilhavam, mas conseguiram bons tempos de pista na calorosa tarde de Monza.
Verstappen, que liderou o TL1, cometeu um erro na Parabolica e acabou não voltando mais para a pista. Amargou um 14º tempo, logo a frente de seu companheiro, Sergio Pérez. A lista completa com a qualificação você confere logo abaixo.
Resultado completo dos Treinos Livres 2 – Imagem: Divulgação/F1
Amanhã (31) às 7h30 teremos a 3ª bateria de treinos livres, e em sequência, às 11h temos as qualificações. A corrida no domingo será realizada às 10h. Você acompanha ao vivo pela Band/BandSports/Bandplay e o resumo com a gente aqui no i24.