Na manhã deste sábado (27), a Fórmula 1 proporcionou a grande classificatória – mais conhecida como qualificação (ou qualy para os íntimos), para o circuito que acontece na Bélgica: SPA-Francorchamps neste domingo.
A liderança vem por parte de Max Verstappen, onde foi excepcional nos treinos livres e na qualificação, mas foi advertido nesta mesma semana por regras desrespeitadas. A troca de motor e excesso de limite vieram como um cometa na construtora da Red Bull, e isso penaliza a equipe e o atual campeão com 10 posições abaixo da sua no grid.
Qualificação
Em um início nublado e com muitas previsões de chuva – as quais não aconteceram, o Q1 se mostrou “tranquila” em seus quase 18 minutos, já que o drama aconteceu apenas no final. Max Verstappen, no qual tem sido capa de todas as manchetes da modalidade por inúmeras pautas, reclamou no rádio do “impedimento” de ultrapassagem que Guanyu Zhou não cedeu ao tricampeão mundial. A FIA anunciou a investigação pós-classificação, mas a penalidade pode ser em vão para o chinês, já que ficou em 20ª colocação no grid.
Q1: quem saiu?
- 16º – Nico Hulkenberg
- 17º – Kevin Magnussen
- 18º – Yuki Tsunoda
- 19º – Logan Sargeant
- 20º – Guanyu Zhou
As emoções do Q2 ficam sempre no final dos 15 minutos, já que as voltas foram os “últimos suspiros” dos pilotos. As duplas da Ferrari e Mercedes contaram os segundos para realizar a ultrapassagem e permanecerem dentro do Q3.
A última volta de Lewis Hamilton foi a melhor do final de semana na Bélgica, já que conquistou a segunda colocação e acelerou até o limite de seu carro.
Q2: quem saiu?
- 11º – Max Verstappen – punido
- 12º – Pierre Gasly
- 13º – Daniel Ricciardo
- 14º – Valteri Bottas
- 15º – Lance Stroll
Aos 12 minutos finais para sabermos a classificação do Q3, o clima ainda contava com muita neblina e uma pista úmida para os pilotos. A classificação aconteceu sem muita expectativa para os outros pilotos, já que Max Verstappen conseguiu liderar mais uma vez com 1.53.159 – no entanto, dessa vez, não valeu o esforço, já que inicia na 10ª colocação.
A surpresa da vez foi: Charles Leclerc, que iniciou a temporada bem, mas nas últimas 3 corridas, tem mostrado desempenho abaixo do esperado. Além disso, Sérgio Pérez retorna a primeira parte da classificação depois de uma “maré” ruim, começando justo quando o mexicano assinou mais dois anos com a construtora da Red Bull.
O início do grid será liderado pelo monegasco pela 2ª vez e trará emoções para o circuito.
Q3 – classificação:
- 1º – Charles Leclerc
- 2º – Sérgio Pérez
- 3º – Lewis Hamilton
- 4º – Lando Norris
- 5º – Oscar Piastri
- 6º – George Russell
- 7º – Carlos Sainz
- 8º – Fernando Alonso
- 9º – Esteban Ocon
- 10º – Alexander Albon
Corrida
O circuito de Spa-Francorchamps acontece na manhã de domingo (28), à partir das 10h (horário de Brasília) e você pode conferir nos canais da TV Bandeirantes (BAND) ou streaming F1 TV.