O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) está planejando uma das maiores movimentações financeiras da história do futebol, com planos de contratar o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, para o Al-Ahli. A intenção é ter o jogador brasileiro como o principal embaixador do país até a Copa do Mundo de 2034, que será realizada na Arábia Saudita.
Segundo informações do portal The Athletic, o PIF já sinalizou com uma proposta bilionária para o atleta, que inclui um contrato de cinco anos com valor superior a 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões, na cotação atual) entre salários e bônus. Além disso, o Real Madrid, ciente do interesse saudita, deixou claro que só negociaria o jogador pelo valor da multa rescisória, estipulada em 1 bilhão de euros. Mesmo com a quantia astronômica, o atacante, de 24 anos, recusou a proposta inicial e manifestou o desejo de cumprir seu contrato com o clube espanhol, que vai até 2027.
O Al-Ahli, que recebeu um aporte financeiro significativo do governo saudita, está investindo pesado em contratações de destaque desde o ano passado. Entre os nomes já incorporados ao elenco estão os brasileiros Roberto Firmino e Roger Ibañez, além de outros astros internacionais como o argelino Riyad Mahrez e o goleiro senegalês Édouard Mendy. A adição de Vinícius Júnior ao time seria uma peça-chave para consolidar o clube como um dos mais competitivos do país.
Caso o acordo seja concretizado, Vinícius Júnior se tornaria o jogador mais caro da história do futebol, superando os 222 milhões de euros que o Paris Saint-Germain pagou ao Barcelona por Neymar em 2017. Além disso, ele teria um dos contratos mais lucrativos já vistos no esporte, ultrapassando até mesmo os valores oferecidos a craques de outras modalidades, como Shohei Ohtani no beisebol.
O fundo saudita, no entanto, não desistiu da contratação. Uma nova proposta pode ser apresentada ao jogador e ao Real Madrid nas próximas semanas. A expectativa é que essa nova investida possa incluir condições ainda mais atrativas, tanto financeiramente quanto em termos de projeção de carreira para Vinícius Júnior, que é apontado como um dos grandes favoritos à conquista da Bola de Ouro em 2024.
Desde que chegou ao Real Madrid, Vinícius Júnior tem mostrado uma evolução em seu desempenho, principalmente na última temporada, onde foi o artilheiro do time com 24 gols em 39 jogos. A trajetória e evolução do atacante brasileiro no clube espanhol inclui números impressionantes:
- Temporada 2018/19: 36 jogos e 8 gols;
- Temporada 2019/20: 38 jogos e 5 gols;
- Temporada 2020/21: 49 jogos e 6 gols;
- Temporada 2021/22: 52 jogos e 22 gols;
- Temporada 2022/23: 55 jogos e 23 gols;
- Temporada 2023/24: 39 jogos e 24 gols .
+Acesse nosso canal do Whatsapp
+Acesse nosso canal do Telegram