AO VIVO: Putin declara guerra à Ucrânia e inicia invasão russa

Derick Fernandes - Jornalista
Presidente russo Vladimir Putin fez pronunciamento declarando a guerra - Foto: AP Photo

Vladimir Putin ordenou uma invasão da Ucrânia e disse que quer ‘desmilitarizar’ e não ocupar o país.

O presidente russo disse aos militares ucranianos que “depusessem as armas e fossem para casa”, enquanto declarava guerra à Ucrânia.

Isso ocorre depois que explosões foram ouvidas perto da cidade portuária ucraniana de Mariupol, à medida que aumentam os temores de que um bombardeio esteja em andamento.

Moradores da cidade, localizada no sudeste da Ucrânia , foram acordados às 3h30 desta manhã por explosões a 48 quilômetros da fronteira russa.

Imagens de vídeo pareciam mostrar nuvens de fumaça subindo no céu noturno perto de Mariupol, mas não foi confirmado se foi resultado de um bombardeio.

ao vivo putin declara guerra a ucrania e inicia invasao russa
Fumaça é observada no céu noturno da Ucrânia o que parece ser bombardeios por parte da Rússia – Foto: Reprodução

Putin disse no início desta semana que queria tomar o principal porto marítimo Azov de Mariupol, que lida com 50 por cento das exportações de aço e minerais da Ucrânia.

As explosões ocorrem poucas horas depois que os EUA alertaram o governo ucraniano de que as tropas de Putin estão “prontas para partir agora” com uma invasão da Ucrânia, com 80% dos soldados russos agora reunidos em todo o país em posições de ataque.

O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, emitiu mais um alerta severo e disse acreditar que a Rússia invadirá antes que a noite acabe.

E em um movimento ainda mais preocupante, a Rússia emitiu um aviso aos aviadores (NOTAM) que fechou o espaço aéreo ao longo de sua fronteira nordeste com a Ucrânia para todo o tráfego aéreo civil. A Ucrânia disse mais tarde na quinta-feira que havia restringido voos civis em seu espaço aéreo devido a “risco potencial”.

O presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelenskyy, prometeu mais cedo nesta noite que o povo ucraniano vai ‘revidar’ se Putin ameaçar sua liberdade e suas vidas ao lançar uma invasão em grande escala.

Presidente ucraniano faz pronunciamento dramático à nação – Foto: EPA Photo

O presidente Zelenskyy fez um discurso emocionado à sua nação depois que líderes rebeldes apoiados por Moscou no leste da Ucrânia pediram ajuda militar a Putin para combater a “agressão” ucraniana – uma medida que alimentou temores de que o homem forte russo a use como desculpa para invadir a Ucrânia.

Em um emocionante discurso televisionado esta noite, o presidente Zelenskyy disse: ‘O povo da Ucrânia e o governo da Ucrânia querem a paz.

Mas se formos atacados, se enfrentarmos uma tentativa de tirar nosso país, nossa liberdade, nossas vidas e as vidas de nossos filhos, nos defenderemos. Quando você nos atacar, verá nossos rostos, não nossas costas.

O presidente ucraniano disse que tentou ligar para Putin esta noite, mas não houve ‘nenhuma resposta, apenas silêncio’, acrescentando que Moscou agora tem cerca de 200.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas rapidamente agendou uma reunião de emergência na noite de quarta-feira – a segunda em três dias – a pedido da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, chamou o pedido dos separatistas de “uma nova escalada da situação de segurança”.

COBERTURA EM TEMPO REAL

Compartilhe
Sair da versão mobile