‘As palavras de Putin soam como uma ameaça direta de guerra nuclear’

Por Redação Deixe um comentário 4 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Arte: Express.UK

Vladimir Putin colocar a dissuasão nuclear da Rússia em ‘alerta’ ‘soa como uma ameaça direta de guerra nuclear’, alertou um ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

Dmitry Muratov, editor do jornal Novaya Gazeta, com sede em Moscou, disse que a medida significa que “se a Rússia não for tratada como ele quer, tudo será destruído”.

Ele também apontou que os apelos do Ocidente para que as elites políticas derrubem seu presidente eram redundantes porque “eles sempre ficam do lado do governante”.

Uma autoridade de defesa dos EUA também alertou que Putin pode ficar tentado a recorrer ao seu arsenal nuclear se continuar frustrado com a invasão da Ucrânia.

E Caitlin Talmadge, especialista em política nuclear da Universidade de Georgetown, disse que há uma “possibilidade real” de o líder russo lançar uma bomba se a situação diplomática e política continuar a desmoronar.

Enquanto isso, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, emitiu uma ameaça assustadora de que as sanções do Ocidente estão empurrando o Kremlin para uma Terceira Guerra Mundial.

Os temores crescentes de uma batalha nuclear ocorrem apesar de Kiev e Moscou concordarem em realizar negociações de paz na fronteira com a Bielorrússia ainda nesta segunda-feira.

Mas o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse estar cético sobre as negociações, com seu governo relatando centenas de mortes de civis e tropas russas sitiando cidades importantes.

PAÍSES QUE CONCENTRAVAM MAIS OGIVAS (2019): 

as palavras de putin soam como uma ameaca direta de guerra nuclear 1

Muratov, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano passado por “salvaguardar a liberdade de expressão”, disse à BBC: “As palavras de Putin soam como uma ameaça direta de guerra nuclear.

“Esta é uma ameaça de que, se a Rússia não for tratada como ele quer, tudo será destruído.” Ele acrescentou: ‘As elites políticas da Rússia nunca estão com o povo. Eles sempre ficam do lado do governante.’

Enquanto isso, Talmadge, professora associada de estudos de segurança, disse que a medida de Putin foi “escalada, pois está potencialmente colocando em jogo forças que, se houver um erro de cálculo, podem tornar as coisas muito, muito mais perigosas”.

Jornalista russo Dmitri Muratov – Foto: Arquivo

Ela disse ao FT: ‘Existe uma possibilidade real de Putin recorrer a armas nucleares se continuar a sofrer reveses militares e ver a situação diplomática e política desmoronar.’

O presidente do Comitê de Relações Exteriores do Reino Unido, Tom Tugendhat, disse que a Rússia vê as armas nucleares no campo de batalha simplesmente como “um estrondo maior” e poderia dar uma ordem militar para usá-las.

O parlamentar conservador disse ao programa Today: “A doutrina militar russa não funciona da mesma forma que a doutrina militar da OTAN“.

“Eles assumem que podem usar armas nucleares no campo de batalha e as veem apenas como, se você me desculpar a expressão, um estrondo maior. Eles não tratam as consequências da mesma forma que nós.

Ele acrescentou que, embora a situação seja “preocupante”, não era inédito para a Rússia ameaçar com uma ação nuclear. Ele disse: ‘Dito isso, a Rússia ameaçou frequentemente implantações nucleares no passado.

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile