Rússia lança mísseis em várias cidades da Ucrânia

Derick Fernandes - Jornalista
Foto: Reprodução

A Rússia declarou guerra à Ucrânia e iniciou a invasão ao país do leste europeu. Momentos depois da declaração do presidente Vladimir Putin, explosões começaram a ser ouvidas em várias cidades ucranianas.

Putin disse que a Rússia não poderia existir com uma ‘ameaça constante emanando do território da Ucrânia’ e confrontos entre soldados russos e ucranianos eram ‘inevitáveis’.

Relatos não confirmados diziam que as forças russas destruíram ou inutilizaram a marinha ucraniana e assumiram o controle do aeroporto Boryspil, em Kiev.

  • O acesso ao Mar Negro e ao Mar de Azov foi cortado.
  • Um pouso anfíbio de um avião-tanque e helicóptero ocorreu perto de Odessa.
  • O presidente Joe Biden condenou o ‘ataque não provocado e injustificado’ da Rússia.

Ele disse em um comunicado: “O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano.

Somente a Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia.

Biden disse que monitorará a situação de Washington, DC, e continuará recebendo atualizações regulares de sua equipe de segurança nacional.

Ele anunciou que se juntará aos colegas do G7 na manhã de quinta-feira e se dirigirá ao país ainda nesta quinta-feira para “anunciar as consequências adicionais que os Estados Unidos e seus aliados e parceiros imporão à Rússia”.

russia lanca misseis em varias cidades da ucrania
Presidente dos EUA Joe Biden – Foto: Getty Images

“Também iremos coordenar com os nossos Aliados da OTAN para assegurar uma resposta forte e unida que impeça qualquer agressão contra a Aliança. Esta noite, Jill e eu estamos orando pelo corajoso e orgulhoso povo da Ucrânia”, acrescentou o comunicado.

Minutos depois do discurso público de Putin, explosões puderam ser ouvidas na capital Kiev, bem como na cidade de Kramatorsk, no centro da Ucrânia, e Odessa, no sul.

Em toda a Ucrânia, mísseis balísticos e de cruzeiro estavam destruindo a infraestrutura militar e instalações estrategicamente importantes, segundo fontes russas não oficiais.

Mariupol, no Mar Negro, a 50 milhas da fronteira russa, parecia estar sob ataque feroz. Tomar esta localização estratégica daria às repúblicas de Donbas acesso ao mar.

Uma mulher na capital ucraniana disse: ‘Fui acordada por um amigo.

‘Estou no centro de Kiev.

— Ouço o som de explosões distantes e sirenes de ambulância.

Explosões também podem ser ouvidas da Ucrânia na cidade russa de Belgorod.

Putin disse aos russos: “Decidi realizar uma operação militar especial. A Rússia não pode existir com uma ameaça constante emanando do território da Ucrânia.

— Você e eu não tivemos oportunidade de proteger nosso povo além da que usamos hoje.

Isso ocorre depois que explosões foram ouvidas perto da cidade portuária ucraniana de Mariupol, com os temores de que o bombardeio está em andamento.

Moradores da cidade, localizada no sudeste da Ucrânia , foram acordados às 3h30 desta manhã por explosões a 48 quilômetros da fronteira russa.

Imagens de vídeo pareciam mostrar nuvens de fumaça subindo no céu noturno perto de Mariupol, mas não foi confirmado se foi resultado de um bombardeio.

COBERTURA AO VIVO

Compartilhe
Sair da versão mobile