Cerca de cinquenta mil pessoas devem deixar Londrina durante o feriado de Ano Novo. A informação da Prefeitura é de que 300 ônibus extras foram escalados pelas empresas para atender a demanda. Somente nessa sexta-feira (29), 100 ônibus adicionais devem partir em direção às praias do litoral paranaense e de Santa Catarina.
O movimento será maior ainda neste sábado (30). A demanda de passageiros aumentou exponencialmente no terminal desde a semana passada, quando houve o feriado de Natal e a procura maior era por destinos do interior de São Paulo, além de outras regiões no Paraná.
Entre as 20h e 1h o horário é considerado de pico, período em que ocorrem mais embarques. Os desembargues acontecem principalmente entre as 5h e 8h.
Para facilitar os deslocamentos de quem passa pelo TRL, agentes da CMTU estão encarregados do monitoramento, fiscalização e controle do trânsito nas imediações durante os horários de pico. Já a segurança dos passageiros e demais usuários está sob os cuidados da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Militar (PM), que reforçaram o patrulhamento no interior do terminal.
DICAS AOS PASSAGEIROS
Para evitar transtornos, a CMTU recomenda a compra antecipada das passagens. A companhia também orienta aos passageiros que cheguem com antecedência para os embarques, sobretudo por causa do trânsito pesado nas imediações.
Na hora de entrar nos ônibus, é importante ter em mãos os documentos pessoais, de preferência com foto. Isso vale também para crianças acompanhadas dos pais. Para as menores de 12 anos que forem viajar sozinhas, é necessário uma autorização especial emitida junto ao Fórum, na Vara da Infância e Juventude.
Identificar as bagagens, mantê-las por perto ou deixá-las no setor de guarda-volumes quando necessário pode ajudar a evitar furtos e extravios. Para informações sobre itinerários e números de telefone das empresas de transporte, o passageiro pode acessar o site do TRL (www.trl.com.br) ou ligar para o (43) 3372-1800.