Acervos de livros são doados para escolas de Paranaguá

2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Estante de historias Credito VR Projetos Divulgação
Foto: VR Projetos / Divulgação

Seiscentos livros serão enviados para seis escolas públicas municipais de Paranaguá, no Paraná, entre os dias 31 de maio e 6 de junho de 2017. O projeto Estante de Histórias, criado pela VR Projetos Culturais e Sociais acontece na cidade através da lei de incentivo à cultura Rouanet com o patrocínio da Fospar S.A.

A estante funciona como peça de apoio aos professores e bibliotecários, contempla 50 livros infantis, sendo dois exemplares de cada e diversos adereços para a contação de histórias, e será enviada as escolas EMEI Profª Edinéa Marize Marques Garcia, EMEI João Rocha dos Santos, EMEI Profª Francisca Pessoa Mendes, EMEI Joaquim Tramujas Filho, Escola Rural Municipal Nazira Borges e EMEI Profª Sully da Rosa Vilarinho.

As escolas também recebem cartilhas de atividades para os professores e para os alunos e a visita de um contador de histórias. No dia 7 de junho acontece uma oficina de mediação de leitura com os professores, ministrado pela escritora Marô Barbieri, professora e autora de mais de 20 livros infantis e infanto juvenis, no Sesc Paranaguá. Cinquenta professores da rede pública municipal foram convidados para participar.

De acordo com Renato Paixão, diretor da VR Projetos Culturais, que presta consultoria na utilização dos recursos do imposto de renda junto às leis de incentivo, esse é um projeto cultural com grande potencial de transformação sociocultural. “No Brasil, pulamos etapas, ignoramos a base, que deveria estar fundamentada em educação e cultura”, explica. E completa: “De acordo com dados extraídos da pesquisa Retratos da Leitura 44% da população brasileira não lê e 30% jamais comprou um livro”.

Segundo Paixão, essa atitude deve servir de exemplo para toda a iniciativa privada e também pessoas físicas, que podem suprir áreas tão carentes de recursos através de um melhor entendimento dos mecanismos de incentivos fiscais que permeiam o uso do imposto de renda.

Compartilhe
Sair da versão mobile