Alerta amarelo: depois de 41 dias de seca, frente fria traz muita chuva

Por Edmundo Pacheco Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Depois de 41 dias de seca, o norte do Paraná está sentindo os efeitos de uma frente fria que chegou trazendo chuvas e uma queda significativa nas temperaturas. As máximas na região não devem passar dos 20°C, esta semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o norte do Paraná, indicando perigo potencial. Ao todo, 229 cidades no estado estão sob alerta, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

As regiões afetadas incluem o Noroeste, Metropolitana de Curitiba, Norte Central, Centro Oriental, Centro Ocidental, Norte Pioneiro, Centro-Sul, Sudeste e Oeste do Paraná.

Segundo o Inmet, além do risco de tempestades, o estado pode registrar ventos intensos de até 60 km/h em diversas cidades. Apesar do alerta, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.

TEMPERATURA – Nesta terça-feira (09.06) o dia será chuvoso com a temperatura variando entre 13 e 16 graus em Londrina e 12 a 16 graus em Maringá.

Esta mudança climática é parte de um fenômeno que afeta não apenas o Paraná, mas também estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil.

Em São Paulo, a previsão do tempo indica chuva e uma máxima de apenas 16°C, possivelmente a menor máxima do ano, de acordo com a Climatempo. No Rio de Janeiro e em partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, as temperaturas também estão em declínio.

No Sul, a situação é ainda mais extrema, com máximas em torno de 10°C ou menos. Há previsão de geada no Rio Grande do Sul e precipitação invernal na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, onde a chuva congelada e pequenos flocos de neve que congelam antes de tocar a superfície são esperados.

Apesar de a previsão não indicar temperaturas negativas generalizadas, a combinação de muita umidade e frio pode neve e chuva congelada em alguns locais mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Geadas, pelo menos enquanto estiver chovendo, não estão previstas, mas prepare os casados para quando estiar.

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile