O Hospital Universitário de Londrina divulgou que está com baixa no estoque do Banco de Leite Humano (BLH). A instituição informou que o estoque atual possui em média 90 a 100 litros, muito mais baixo que o necessário.
O leite coletado é utilizado para a alimentação de bebês prematuros e, também, recém-nascidos. O alimento tem um excelente valor nutricional, o que o torna ideal para alimentação dessas crianças.
O setor registrava, anteriormente, uma média mensal de 280 litros de leite doados. Com uma queda para cerca de 100 litros mensais, o leite não é suficiente para alimentar todos os bebês internados.
De acordo com a enfermeira Katiucy Campana, os 100 litros mensais, aproximadamente, irão suprir às necessidades dos nenéns internados por cerca de 20 dias. Ou seja, estipula-se que o estoque, contabilizado nesta segunda-feira (10), durará, apenas, até o final de maio.
Como forma de aumentar o estoque do Banco de Leite Humano em meio à pandemia, o HU tem realizado todo o cadastramento das possíveis doadoras através do telefone ou WhatsApp. Além disso, não é preciso sair de casa para doar o leite.
As equipes têm fornecido toda assistência necessária. Os equipamentos para a extração do leite são deixados semanalmente nas casas das mulheres cadastradas e, depois, os funcionários voltam para retirar os frascos de leite humano.
A enfermeira Katiucy Campana reforça que o processo é feito seguindo todas as medidas sanitárias diante a pandemia da Covid-19: “A mulher não precisa se deslocar. A entrega dos kits é feita em domicílio, com todos os cuidados e sem contato com a doadora“.
As mulheres que estejam interessadas em doar podem realizar seu cadastro pelo telefone (43) 3371-2390. O setor funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 7h às 11h30.