Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram prejudicados por uma ação criminosa registrada no final de semana de feriado em Londrina. Bandidos entraram pelo telhado no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, na região central da cidade. Segundo informações da Secretaria de Saúde, o prejuízo é calculado em R$ 20 mil.
Computadores, televisores, pertences de funcionários e parte da fiação elétrica foram levados pelos ladrões. O crime foi descoberto na manhã desta segunda-feira (24) quando os servidores chegavam para o trabalho. O centro de saúde ficou sem energia devido aos danos causados pelo arrombamento.
Pacientes que estavam com exames marcados tiveram que ser remanejados, e vacinas armazenadas na unidade foram transferidas para outros locais para não se perderem. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, devem ser realizadas obras emergenciais de reparo no local para normalização do atendimento, mas não foi divulgado um prazo para elas acontecerem.
A empresa de monitoramento responsável pela segurança do local será acionada para esclarecer o que houve. O contrato estipula que a empresa é a responsável pelos danos, caso não seja dado um retorno em 15 minutos após a queda do fornecimento de energia.
Uma investigação vai apurar o crime.