O secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse em entrevista à RPC TV nesta segunda-feira (15) que o Paraná terá a pior semana desde o inicio da pandemia, por conta da ascendência do número de casos.
O secretário salientou que o número de confirmações no estado está aumentando exponencialmente, o que indica que a curva de contaminação começou a atingir proporções maiores e mais periogosas.
Desde sábado (13) o Paraná passou para a bandeira laranja em relação ao coronavírus. O estado estava em bandeira amarela, que é o nível um de quatro níveis.
A bandeira laranja representa alerta médio da doença, o próximo estágio é a bandeira vermelha, e em seguida, lockdown. A medição é feita conforme o Protocolo de Responsabilidade Social e Sanitária.
No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), publicado no domingo (14), o Paraná tinha 9.583 casos confirmados de Covid-19 e 326 mortes.
LOCKDOWN REGIONAL
O secretário não descartou a possibilidade de lockdown regional no estado. A medida, que está em estudo, imporia a restrição total de atividades comerciais e na circulação de pessoas na região afetada.
“Estamos analisando o lockdown regional, que é bem agressivo e atinge todas as atividades, permitindo o funcionamento apenas do que é essencial para manutenção da região em certo momento”, declarou Beto Preto.
O governo ainda está estudando outras medidas que podem voltar a ser adotadas, como o fechamento de shoppings centers, academias, igrejas e restrição do comércio em geral.