O ex-candidato a presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, publicou uma informação falsa sobre uma suposta vacina contra coronavírus desenvolvida em Cuba, e usada na China. A publicação seguia com um link do Jornal do Brasil, entretanto, a informação não processe e foi classificada como fake news.
Boulos externou ainda uma frase, afirmando que “de tanto falarem ‘vá pra Cuba’, acabarão indo todos”. O partido de Boulos é considerado de extrema esquerda, e apoio o regime ditatorial cubano e na Venezuela.
Vacina contra o coronavirus utilizada na China foi produzida em Cuba. De tanto gritarem "vai pra Cuba" acabarão indo todos…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 12, 2020
A fake news surgiu após a publicação de um blog espanhol chamado ‘Colarebo’, porém a OMS desmentiu o fato. O que foi confirmado é que o país comunista inseriu uma medicação antiviral Interferon Alfa 2B (IFNrec), produzida por uma indústria cubana na China, e que já auxiliou na cura de pacientes com quadros da doença.
A publicação também foi feita pelo Jornal do Brasil, que recentemente foi vendido. No entanto, já foi desmentida por outros jornais.