A onda de frio que passa pelo Paraná nos últimos dias motivou uma ação solidária de um casal morador de Paiçandu, na região metropolitana de Maringá, no noroeste do estado. Eles resolveram montar casinhas de papelão para abrigar cães de rua durante o inverno.
A ideia partiu da vendedora Sandra Canuto, de 27 anos e do seu namorado, Danilo Amaral, também com 27 anos.
Gosto de cães, e me parte o coração vê-los nas ruas principalmente durante o inverno. Como não consigo levar todos para casa, pesquisei e encontrei uma forma de ajudar. Vi um vídeo no Youtube e aprendi a montar as casinhas de papelão. Fiz com uma primeira caixa, e deu certo”, contou.
A partir do vídeo, Sandra passou a pedir caixas de papelão a conhecidos e em supermercados do seu bairro. Ela também comprou fitas adesivas, sacos plásticos e conseguiu a doação de cobertores para forrar as casinhas. Em uma semana foram produzidas sete casinhas, que foram entregues à Associação Paiçanduense de Proteção aos Animais (Appaad). A associação sabe onde ficam os cães de rua e distribuíram as casinhas por vários pontos da cidade.
No total, o casal já produziu 19 casinhas de papelão. Eles pedem doações de caixas para que mais casinhas sejam confeccionadas. As doações podem ser feitas pelo telefone (44) 99980-2393.