DIÁRIO 24H | PARANAVAÍ
ANTÔNIO CARLOS SILVA
Vários municípios do noroeste do Paraná já concluíram o sexto levantamento do índice de infestação por Aedes aegypti. O resultado é preocupante, isso porque alguns municípios apresentam resultados tolerados pelo Ministério da Saúde que é 1%.
O risco de haver uma epidemia de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito na região é alarmante. O caso mais emblemático são do município de Santo Antônio do Caiuá; A cidade teve índice de infestação de 7,3%.
Itaúna do Sul, São Pedro do Paraná e Planaltina do Paraná, tiveram resultados de infestação pelo mosquito acima de 3%. Mirador e nova Aliança do Ivaí, aparecem acima de 1%.
A Regional da Divisão de Vigilância em Saúde considera que em todos esses municípios existe grande quantidade de mosquitos. De acordo com o chefe da regional Walter Sordi Junior, A situação é ainda mais preocupante, já que o mosquito não é somente transmissor da dengue, “ele também transmite os vírus que causam a zika, chikungunya e febre amarela, doenças graves que podem levar à morte”,afirmou.
Sordi ainda pede a colaboração dos moradores na guerra contra o mosquito. Ele disse que é preciso fazer a limpeza de quintais com frequência, conferir lajes, calhas e caixas d’água, disse ainda que fundos de empresas, escolas e prédios públicos também merecem cuidados.