O Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, voltará a exibir filmes em janeiro de 2018. Após pouco mais de dois anos, o cinema retorna após concorrência pública realizada pelo município. A vencedora foi a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi), que apresentou o menor valor de ingresso a ser cobrado, no total de R$ 18.
Um de termo de outorga em regime de permissão de uso foi firmado – com ele, o permissionário poderá praticar valores menores para fins de aplicação do benefício de meia-entrada e para a realização de eventos promocionais.
De acordo com o secretário de Cultura de Ibiporã, Agnaldo Adélio, o espaço é um dos poucos que ainda são municipais no Brasil. Em entrevista à Paiquerê, ele afirmou que o processo burocrático está em trâmite. “O processo de regulamentação do cinema começou há mais de um ano. Por sermos um dos poucos cinemas públicos do Paraná, não temos como fazer a negociação da contratação de um filme com as empresas. Diante destas questões, optou-se por criar uma lei e fazer cessão da gestão do cinema a uma instituição”, explicou.
O termo de permissão terá vigência de doze meses e pode ser prorrogado ou até mesmo aditivado. Segundo Adélio, o próximo passo do processo é o cadastramento da sala de exibição do Cine Teatro na Agência Nacional do Cinema (Ancine), necessário preciso para que, posteriormente, a Apasi possa firmar contrato com as distribuidoras.
A programação de sessões de filmes no Cine Teatro Padre José Zanelli será determinada após o início dos trabalhos do espaço público.