CMTU lança edital de licitação para o transporte coletivo em Londrina

Por
2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

LONDRINA – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) publicou, nesta segunda-feira (26), o edital de licitação para o transporte coletivo de Londrina. O modelo aplicado é o de concorrência pública e as propostas serão abertas em 26 de dezembro, às 9h30, na sede da companhia.

A licitação não dá garantias a alteração do atual preço da tarifa, de R$ 3,95. Atualmente, Londrina possui 158 linhas, que levam 80 mil pessoas por dia. Somente no ano passado, os 419 ônibus operantes na frota transportou mais de 42 milhões de passageiros, segundo a CMTU.

Atualmente, o contrato com a TCGL (Grande Londrina) e a Londrisul, em 2004, por meio de uma concorrência pública, encerrará em 19 de janeiro de 2019. A nova licitação prevê contrato com prazo de 15 anos e tem valor superior a R$ 2 bilhões. Marcelo Cortez, presidente da CMTU, destacou ao 24H novidades que devem ser implementadas. Confira:

BILHETAGEM ELETRÔNICA

Uma das exigências adotadas na licitação é a implementação de um sistema de bilhetagem eletrônica total, que forneça outros meios de pagamento do passe – inclusive, por meio de cartões de débito e crédito. Além disso, há a exigência para implantação do ITS – que monitora detalhes como ocupação, velocidade e itinerário dos ônibus em tempo real, com foco na melhora da qualidade do sistema.

NOVAS LINHAS

Cortez ainda destaca a criação de novas linhas expressas e a mudança da forma como o transporte é feito. No atual modelo, o passageiro precisa – quase que obrigatoriamente – a passar pelo Terminal Central para mudar de ônibus. O novo modelo deve ter novas linhas expressas, que passarão a ser compartilhadas entre as empresas vencedoras do certame. Nesse formato, o transporte será feito entre dois pontos, sem a necessidade do transbordo no terminal urbano.

Compartilhe
Sair da versão mobile