DIÁRIO 24H
PARANAGUÁ
O Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit) aprovou em reunião na tarde desta terça-feira (21) um dos projetos mais esperados na região. Trata-se de uma faixa de infraestrutura, composta por uma rodovia de pista dupla, ramal ferroviário, linhas de transmissão e um canal para evitar enchentes.
A faixa vai permitir o desenvolvimento portuário de Pontal do Paraná, que em 1995 se emancipou e deixou de pertencer ao município de Paranaguá – que nos dias atuais já está com sua infraestrutura urbana sobrecarregada pelas operações portuárias e baixa vontade política na resolução dos problemas.
O projeto em Pontal, no entanto tem opiniões divergentes entre moradores e comerciantes locais, e ambientalistas que protestaram contra a construção da rodovia.
O argumento usado pelos ambientalistas é que a faixa vai passar sobre a maior área de preservação da mata atlântica do Brasil, e que os estudos de impacto apresentados não são suficientes. A informação, porém, foi contestada pela Procuradoria-Geral do Estado que informou que as dúvidas dos ambientalistas já foram esclarecidas nos estudos apresentados pelo Governo desde o início.
GUERRA DE INTERESSES
A maioria dos conselheiros foram a favor da aprovação das obras. 22 votos favoráveis contra apenas 5 decidiram por autorizar a continuidade do processo licitatório e início da construção.
A decisão foi apoiada pelos moradores da cidade, que consideram a faixa de infraestrutura uma obra importante para impulsionar o desenvolvimento econômico da região costeira do Paraná, a exemplo de Santa Catarina que, com investimentos portuários incentivou o crescimento de municípios como Itajaí, São Francisco do Sul e Navegantes.