O Grupo A.Yoshii, referência em construção civil no Brasil há mais de 50 anos, recebeu na última quinta-feira (5) o Selo Sesi ODS 2019 e menção honrosa durante o Prêmio Sesi ODS. Anualmente, o Sesi-PR destaca os trabalhos realizados no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Com o envolvimento das áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento e segurança no trabalho, a A.Yoshii criou, em 2016, o programa “Todos Juntos” que visa a redução do consumo dos recursos naturais e geração dos resíduos em todas as obras do Grupo, e fomenta práticas voltadas à saúde e segurança dos trabalhadores.
Com base no histórico de consumo mensal, foram elaborados índices de referência e proposto metas de redução de consumo de acordo com as tipologias construtivas. Com os indicadores mensais, é realizada a tabulação dos resultados e atribuídos pontuação e ranqueamentos. Trimestralmente, a obra com melhor desempenho é premiada e os resultados divulgados para o público interno.
O Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social do Grupo, também recebeu o Selo Sesi ODS 2019 na categoria Organização da Sociedade Civil, pelo projeto “Criando Arte”. Desde 2007, tem o objetivo de transformar matéria-prima proveniente de resíduos da construção civil em artesanato sustentável, gerando renda para pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial o público feminino.
“Entendemos o impacto gerado pela construção civil e queremos conscientizar todos os colaboradores, que levam o projeto muito a sério. A empresa possui equipe multidisciplinar envolvida em disseminar a consciência ecológica e fomentar a implantação de ideias que gerem benefício real para o meio ambiente, colaboradores, empregador e a sociedade”, diz o presidente do Grupo A.Yoshii, Leonardo Yoshii.
O Prêmio Sesi ODS
Oferecido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, a premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para a promoção de dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.