Quando os educadores chegavam pela manhã ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marina Sabóia Nascimento, no Jardim Cristal (Zona Sul), o cenário foi de se lamentar. Pela oitava vez este ano, bandidos invadiram o local para roubar, e desta vez, vandalizaram o espaço.
A carne que seria servida para as crianças foram levadas, além disso, os criminosos quebraram ovos pelos espaços e ainda defecaram no jardim e urinaram ao lado da geladeira. “O mau cheiro é insuportável” disse o pai de um aluno.
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, a suspeita é que o ato tenha sido uma represália ao trabalho da Guarda Municipal (GM) no bairro. Conforme o secretário Pedro Ramos, a suspeita é que isso tenha relação com a apreensão de cavalos soltos na localidade pela GM. As hipóteses estão sendo investigadas.
CÂMERAS
A Secretaria Municipal de Educação informou, por sua vez, que câmeras de segurança devem ser instaladas em creches e escolas da cidade, e que locais de fácil acesso serão fechados com grades. Quanto ao CMEI arrombado na Zona Sul, a Educação disse que todas as intervenções necessárias foram feitas e que as aulas estão mantidas.
Os criminosos invadiram a creche por uma janela. A unidade atende 296 crianças de um a quatro anos. As crianças foram liberadas da aula no período da manhã.
FALTA DE PESSOAL
Outro problema é a falta de pessoal e viaturas na Guarda Municipal, o que impossibilita manter patrulhamento ostensivo em todos os prédios públicos ao mesmo tempo e que, no momento, as prioridades são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Nas escolas, iremos instalar alarme. Isso iria demorar, mas montamos uma força tarefa com várias secretarias para que isso seja providenciado antes do final do ano”, disse Pedro Ramos.
A Guarda Municipal também elaborou um laudo para as unidades de ensino em Londrina, apontando falhas e pontos suscetíveis por onde criminosos possam ter acesso ao interior das instituições para furtar.