Os municípios de Almirante Tamandaré e Piraquara, ambas na grande Curitiba, aparecem na lista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) como duas das 30 cidades mais violentas do Brasil em 2017. O estudo analisa as taxas de homicídio entre 2005 e 2015 e detalha os dados por regiões, estados e cidades com mais de 100 mil habitantes.
Do total apresentado no relatório, 92% das vítimas de assassinatos são jovens, e 71 de cada 100 pessoas mortas no país são negras. O estudo ainda revela, que descontando escolaridade, idade e estado civil de bairro e residência, negros tem 23,5% de chance de serem assassinados, em relação a brasileiros de qualquer outra raça.
Entre os 30 municípios mais violentos do país, considerando mortes por agressão (homicídio) e mortes violentas por causa indeterminada (MVCI), 22 estão nas regiões Norte e Nordeste. A região sul é representada apenas pelo Paraná nas primeiras 10 posições do ranking.
Na lista oposta, dos municípios mais pacíficos, o sudeste lidera o ranking. 24 das 30 cidades com menor índice de violência estão na região.
Santa Catarina é a melhor colocada da região sul, com Jaraguá do Sul (3,7) em primeiro lugar e Brusque (4,1) em segundo. Na sequência, aparecem Americana (4,8) e Jaú (6,3), ambos em São Paulo, Araxá, em MG (6,8), e Botucatu (7,2), também em São Paulo.
O Paraná é representado apenas em Maringá, que ocupa a trigésima posição.
Veja: