LONDRINA, PR – Quem quiser observar o eclipse lunar mais longo do século nesta sexta-feira (27), terá a opção de fazê-lo através de telescópios que serão instalados na praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina.
O evento vai começar por volta das 18h, e é organizado pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Cerca de 15 telescópios serão montados para quem quiser observar o fenômeno. O evento é totalmente gratuito, e após, o eclipse, os telescópios ficarão disponíveis para quem quiser observar outros planetas até por volta das 22h.
Considerado o mais longo do século, o eclipse da chamada ‘lua de sangue’ vai durar cerca de 1h42. Em Londrina, a lua deve nascer por volta das 18h. A fase total do eclipse se estenderá até as 18h15. A lua só volta a ficar iluminada por volta das 19h20.
A lua de sangue, que significa a característica avermelhada da lua, se dá por conta do planeta Marte, que no momento do eclipse estará próximo da Terra, como nunca esteve nos últimos os 30 anos.
TEMPO
O londrinense poderá ver o eclipse de qualquer lugar da cidade, a olho nu. Não há previsão de chuvas e o tempo segue seco e com temperaturas elevadas durante todo o final de semana.