O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 67,4% entre 2010 e 2015, último dado consolidado. A economia de 304 dos 399 municípios do estado avançaram ainda mais.
Os dados são de um levantamento do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral. O estudo leva em conta o avanço do PIB em valores nominais.
Ortigueira, nos Campos Gerais, liderou o ranking: o município recebeu o maior investimento privado da história do estado – a nova fábrica da Klabin, orçada em R$ 7 bilhões –, apoiado pelo programa Paraná Competitivo.
Para Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes, “é interessante notar que esse impacto sobre a economia de Ortigueira se deu apenas com a construção da fábrica da Klabin, que começou a funcionar em 2016. Com a entrada em operação, esse crescimento da cidade tende a ser muito mais perene”.
Depois de Ortigueira, os municípios campeões no crescimento econômico foram Indianópolis (232,5%), São João (219,4%%), Sabáudia (191%), Paiçandu (184,6%), Cafelândia (182,1%) e Marialva (173,9%), impulsionados principalmente pela agropecuária e projetos de construção de abatedouros de aves.
Na região da capital, os destaques foram Fazenda Rio Grande, impulsionada pela chegada da fabricante de pneus Sumitomo, que viu crescer a economia em 145,2%. Foi o maior avanço da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Outro destaque foi Adrianópolis, no Vale do Ribeira, com alta de 143,9%. A cidade recebeu R$ 1,7 bilhão com a instalação de quatro cimenteiras.
Confira aqui o PIB, a participação no Estado e a variação do período de cada um dos municípios.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná)