Em Curitiba, chuva deixa 200 desalojados e afeta funcionamento de escolas

Por Derick Fernandes Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

CURITIBA, PR – Boletim da Defesa Civil de Curitiba divulgado neste domingo (4) apontou que a chuva do último sábado (3) deixou cerca de 200 pessoas desalojadas na cidade.

De acordo com o levantamento, aproximadamente 1.500 pessoas foram afetadas, das quais 150 estão abrigadas na Escola Otto Bracaense, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Além disso, 300 residências foram prejudicadas, a maioria na zona sul da cidade.

PROTESTO

No domingo, Moradores da CIC cujas casas ficaram alagadas realizaram um protesto no quilômetro 597 da BR-376 para pedir assistência da Prefeitura de Curitiba.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os manifestantes bloquearam as pistas, vias marginais e acessos de entrada e saída da rodovia. A manifestação, que começou ao meio dia e terminou às 18 horas, causou fila de seis quilômetros.

Também no domingo, moradores do bairro Parolin bloquearam quatro pontos na Rua Antonio Melilo. Os manifestantes utilizaram pedaços de madeira, pedras e atearam fogo em móveis.

Em resposta às manifestações, a prefeitura informou que equipes da Administração Regional CIC e da Secretaria de Obras Públicas se reuniram com os moradores da CIC para explicar as obras na Bacia do Rio Barigui.

Ainda de acordo com a administração municipal, os efeitos do temporal poderiam ter sido ainda piores se as intervenções no rio Barigui não tivessem sido realizadas.

ESCOLAS

As chuvas do último sábado afetaram o funcionamento de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nesta segunda-feira (5).

A prefeitura de Curitiba informou que a Escola Municipal Dario Vellozo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), não vai funcionar o dia todo. O Centro de Educação Infantil (CEI) do Expedicionário, no bairro Novo Mundo, por sua vez, funcionará apenas no período da tarde.

As aulas no CMEI Uberlândia, no Portão, retornarão apenas na quarta-feira (7).

Alunos do CMEI Barigui I e do CMEI do Ubatuba, ambos na CIC, serão atendidos em outros centros.

DOAÇÕES E CAMPANHAS

A prefeitura anunciou, no domingo, que vai distribuir 1,3 tonelada de alimentos às famílias atingidas pelo temporal. Os alimentos são da Central de Distribuição de Alimentos (CD) dos Armazéns da Família, que fica no Capão da Imbuia.

De acordo com a administração municipal, a distribuição dos alimentos será de responsabilidade da Fundação de Ação Social (FAS).

Além disso, a prefeitura abriu uma campanha de arrecadação de donativos – colchões, água potável, alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza – para atender às famílias.

As doações podem ser entregues nas Ruas da Cidadania de Curitiba a partir desta segunda. Interessados em doar também podem entrar em contato com a Central 156.

CHUVA

O Simepar informou que, entre sábado e domingo, choveu 84,6 milímetros em Curitiba. O volume de chuva registrado é 60% do total esperado para o mês de março inteiro, de acordo com a média histórica.

(Via G1)

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile