A falta de testes e as limitações determinadas pelo Ministério da Saúde está atrasando o diagnóstico de casos de coronavírus no Paraná. Toda a testagem está concentrada no Laboratório Central do Estado (Lacen) e em alguns laboratórios privados no interior do estado, habilitados para as testagens pela rede particular.
Além de confirmar os casos de coronavírus, o Laboratório Central também está concentrando os resultados de dengue no Paraná. Somente em casos de dengue, são 183 mil testes que aguardam resultado. Para coronavírus, o número chega a 1,8 mil.
Segundo o governo esse problema será resolvido ainda esta semana com o envio de testes rápidos pelo Ministério da Saúde. O governo no entanto, não tem uma previsão de quando eles chegam ao Paraná. Em média, o diagnóstico da doença está sendo feito em dez dias, e os testes estão sendo coletados apenas em casos graves.
Curitiba concentra a maioria de casos suspeitos, seguidos por Londrina, Cascavel e Maringá. Quase todas as regiões do Paraná já contabilizam ao menos um caso de coronavírus. Até o último boletim, Londrina contabilizava três casos. Cascavel tinha dois casos e Maringá, 4 casos.