Centenas de pacientes estão procurando diariamente o Hospital Doutor Anísio Figueiredo, na Zona Norte de Londrina, apresentando sintomas de dengue. A alta demanda fez com que a unidade superlotasse, o que levou o diretor da unidade, Reilly Lopes, decidir pela suspensão das cirurgias eletivas.
Segundo ele, a unidade tem 63 pacientes a mais do que o comportado. A suspensão das cirurgias disponibilizará até 20 leitos. Ainda de acordo com o diretor, a suspensão deve durar até depois do carnaval. A suspensão iniciou ontem (20) e vai até 25 de fevereiro.
Os pacientes a mais no Hospital, dessa forma, devem deixar os corredores da unidade, onde estão acomodados em poltronas e macas, e serem transferidos aos quartos.
Reilly ainda explica que o surto de dengue elevou a demanda. Anteriormente, a média era 150 pacientes por dia. Agora são 200.
Até o último dia 18, quando o último boletim epidemiológico foi divulgado, Londrina tinha 837 casos confirmados de dengue desde agosto de 2019. A cidade também viu disparar o número de casos suspeitos da doença, que passam de 5 mil.
Os pacientes do Hospital Zona Norte que tinham cirurgia marcada, foram informados de que uma nova data será agendada assim que a situação se normalizar.