PARANAGUÁ, PR – A direção do Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, no litoral do Paraná, está alertando familiares de pacientes a respeito de uma tentativa de golpe via telefone na qual suspeitos tentam cobrar por exames e procedimentos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor da unidade, Rodrigo Gomes da Silva, afirmou que todos os funcionários, pacientes e familiares foram avisados sobre a emboscada. “Assim que soubemos da tentativa de extorsão por telefone, avisamos as pessoas atendidas no hospital por meio de nosso sistema de som e com a distribuição de uma orientação por escrito aos visitantes. Também colocamos cartazes alertando sobre a situação”, afirmou.
Além disso, Silva garantiu que os servidores foram orientados a não passar informações por telefone a respeito dos pacientes, mesmo que a pessoa identifique-se como médico do hospital. Segundo ele, “os golpistas costumam se apresentar como profissionais de saúde e passam à família detalhes do prontuário do paciente. Reforçamos internamente que todas as informações do prontuário são sigilosas e que não devem ser divulgadas”.
O golpe foi identificado devido a relatos de familiares e telefonistas da unidade a respeito de ligações suspeitas nesta terça e quarta-feira (13 e 14). Não há confirmações de que alguém tenha caído na emboscada.
GRATUIDADE
Todos os procedimentos, exames e materiais utilizados no Hospital Regional do Litoral são gratuitos à população.