O Hospital Universitário de Londrina (HU) inaugurou nesta segunda-feira (20) 32 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 leitos de enfermaria.
As unidades serão destinadas a pacientes em tratamento contra o coronavírus, e funcionarão no prédio onde futuramente ficará a maternidade anexa ao hospital. A entrega dos leitos foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, mas para que entrem em pleno funcionamento, ainda dependem da contratação de 190 servidores classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Segundo a Secretária Estadual de Saúde, a intenção é que até o fim do mês, todos os 120 leitos estejam funcionando, já com os profissionais contratados.
Beto Preto declarou que o governo está acompanhando com preocupação o aumento dos casos de coronavírus na região de Londrina e também em outras regiões como Maringá e Curitiba. Ele não descartou nova quarentena, e com isso, o possível fechamento do comércio por mais 14 dias caso seja necessária.
“Isso pode acontecer ainda que a prefeitura não queira”, disse.
O secretário também reforçou que o aumento de leitos não pode ser justificativa para falta de imposição de medidas de segurança e saúde. Na visão de Beto Preto, as pessoas não podem deixar de se cuidar diante da explosão de infecção por Covid-19 no Paraná.