A prefeitura de Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina, determinou por meio de um decreto que o morador que tiver focos de dengue em casa sejam notificados, e multados em valores que variam de R$ 70 a R$ 350, caso não resolverem o problema em 72 horas.
O decreto publicado nesta segunda-feira e define que o agente de endemias emitirá a notificação, e o notificado terá o prazo para fazer a limpeza antes de uma nova fiscalização. Se mesmo com o aviso, o morador não resolver, a multa é aplicada.
Durante todo o verão até o período de outono, a prefeitura de Ibiporã está intensificando a fiscalização na cidade. O decreto ainda diz que o valor da multa dobra em caso de reincidência, e que caso o morador não pague, o nome será incluído na dívida ativa.
Ainda de acordo com a prefeitura, os agentes de endemias são autorizados a entrar em terrenos abandonados e desocupados, caso o proprietário não estiver em casa. A autorização será dada a partir de algumas regras; Além disso, o município também promoverá mais ações de limpeza para recolhimento de entulhos.
Conforme o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde, Aldemar Galassi, o objetivo do decreto não é “sair multando todo mundo”, mas conscientizar. Ainda segundo ele, as ações de limpeza terão prioridade em bairros mais críticos, e pede ainda que a população colabore com a força tarefa para remover todo material que acumule água.
Na próxima quarta-feira (22), o mutirão deve acontecer na Vila Esperança, Beatriz e Vila Verde. Desde o ano passado, Ibiporã registrou 749 notificações de dengue, com 67 casos positivos. A cidade se mantém em alerta para epidemias.