Inmet alerta para temporal com ventos de até 99 km/h no Paraná

Redação
24Horas Fundo
Granizo está previsto para esta quinta-feira - Foto: Arquivo
Granizo está previsto para esta quinta-feira – Foto: Arquivo

LONDRINA, PR
Diário do Estado

Um alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa para temporais com risco de prejuízos, quedas de árvores, granizo, alagamentos e raios em parte do estado do Rio Grande do Sul e em todo o território do Paraná e de Santa Catarina. O alerta é valido para esta quinta-feira (08) entre as 0h e 22h.

Segundo a informação, os ventos podem variar entre 61 e 99 quilômetros por hora e a chuva intensa pode acumular volume entre 30 e 60 milímetros por hora. O granizo também deve ser intenso, com volume entre 50 e 100 milímetros no dia.

O Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) também alerta para tempo instável por conta de uma área de baixa pressão que atua sobre o Paraguai e se estende em direção ao Paraná. Chuva marcada para acontecer em qualquer momento do dia, tende a ser mais frequente no período da tarde. A previsão também informa que o sol deve aparecer e as temperaturas se manterão elevadas. Em Curitiba os termômetros marcam 26ºC de máxima e 16º de mínima. Em Londrina, no norte, o dia registra 30ºC de máxima e 20ºC de mínima.

O litoral do Paraná também estão entre as áreas relacionadas no alerta do Inmet. A região, que em 2011 foi castigada por uma forte chuva, também terá calor e tempo seco pela manhã com precipitação no período da tarde. Em Paranaguá a máxima não passa de 28ºC e a mínima fica em 21ºC

Dicas de cuidados

 

Para evitar os estragos causados pela chuva, o Inmet elaborou uma série de instruções, como buscar abrigo longe de árvores e de frágeis coberturas metálicas, já que há risco de quedas. Segundo o instituto, deve-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e o gás. Além disso, a recomendação é guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em local protegido e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com os fortes ventos. Outras informações podem ser obtidas com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Compartilhe
Sair da versão mobile