Não demorou nem 24 horas após o anúncio de exoneração do ex-secretário de Obras Juliano Elias, para ele ser nomeado novamente na gestão de Edison Kersten. O decreto 3.799 publicado no Diário Municipal define Juliano como novo secretário de planejamento no lugar da arquiteta Vânia Foes, que a partir de então fica excluída do governo municipal.
Juliano havia adiantado a informação para o Diário do Estado, porém a confirmação veio apenas após a publicação do decreto municipal. O novo secretário deve assumir a pasta já nesta terça-feira (28).
Motivos técnicos
O motivo da “dança das secretarias” pelo que se podia especular é que a transferência de Juliano Elias da SEMOP para o Planejamento teria haver com a licitação 028/2015, anulada pelo prefeito, e que tratava da compra de materiais de construção para a cidade. Juliano entretanto foi procurado pela reportagem e negou a suposição. Segundo ele, a transferência se deu por motivos administrativos, já que seu trabalho frente a SEMOP foi concluído, e que a pedido do prefeito ele ficará responsável por planejar as ações do final do mandato. Outro fator apresentado por Juliano para a troca é a possibilidade de as secretarias atuarem em conjunto, para um melhor resultado.
O engenheiro diz que várias obras já estão encaminhadas e sendo executadas, e a partir de agora é necessário uma ação integrada para que tudo seja feito conforme o planejado.
Quem assume a Obras
O engenheiro Geraldo Taques é quem deve entrar no lugar deixado por Juliano Elias na SEMOP. Geraldo assume pela segunda vez em cinco anos o mesmo cargo no poder executivo; A primeira passagem foi ainda durante o final da gestão Baka Filho (PDT) em 2012.