O boletim sobre a situação do coronavírus em Londrina nesta quarta-feira (09) trouxe 613 novos casos na cidade. O número impressionante foi justificado pela Secretaria Municipal de Saúde, que disse que uma “falha no sistema” havia atrasado o resultados de exames.
No boletim de terça-feira (08) foram 170 diagnósticos, número bem inferior.
Segundo a prefeitura, os números de hoje trazem 537 casos que aguardavam resultados desde a segunda quinzena de novembro e outras 76 infecções confirmadas nas últimas 24 horas. As autoridades de saúde culparam o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), um sistema do Governo Federal, que não teria disponibilizado o relatório de testes nas datas corretas.
Em nota, a Assessoria de Comunicação disse que os exames são cadastrados nesse gerenciador, e distribuídos entre os laboratórios, que por sua vez cadastram os laudos nesse mesmo sistema, que concentra todos os resultados do Brasil.
A falha do sistema foi detectada pela equipe de Vigilância Epidemiológica. Por causa desse problema, os profissionais de saúde verificaram novamente os exames para identificar quantos casos não haviam sido contabilizados, devido a esse atraso.
Os 537 casos são acumulados nos últimos 25 dias.
A prefeitura não informou se os pacientes receberam esse diagnóstico, estiveram internados, ou em isolamento domiciliar.