O ex-presidente Lula usou as redes sociais para pedir desculpas por causa da declaração polêmica dele sobre o coronavírus. Em uma entrevista à Carta Capital nesta terça-feira (29), Lula afirmou que “ainda bem que a natureza criou esse monstro”.
Lula admitiu no entanto, que deveria ser usado a expressão “infelizmente” ao invés de “ainda bem”. Ele explicou ainda que o contexto da frase foi para destacar a importância do Sistema Único de Saúde.
“Eu, na verdade, se tivesse usado a palavra ‘infelizmente’ não teria tido nenhum problema. Tentei explicar que, depois de tão menosprezado, o SUS, é no auge da crise que a gente começa a descobrir a importância de uma instituição pública. Foi isso que eu tentei dizer e usei uma frase totalmente infeliz, que não cabia”, reconheceu.
“Eu sou ser humano movido a coração, eu sei o sofrimento que causa a pandemia. Acredito piamente que enquanto não tiver remédio a melhor solução para não pegar a doença é ficar em casa”, acrescentou Lula, defendendo o distanciamento social.
A frase dita por Lula chegou a figurar entre os assuntos mais comentado nas redes sociais, como por exemplo no Twitter. Muitos apoiadores de Bolsonaro passaram atacar Lula.
Usei uma frase totalmente infeliz. E a palavra desculpa foi feita pra gente usar com muita humildade. Se algum dos 200 milhões de brasileiros ficou ofendido, peço desculpas. Sei o sofrimento que causa a pandemia, a dor de ter os parentes enterrados sem poder acompanhar. pic.twitter.com/aDL5Rj4SQ4
— Lula (@LulaOficial) May 20, 2020