Pela primeira vez na história, todas as 10 pinturas das equipes que correrão a temporada da Formula 1 foram apresentadas juntas, com direito a performances exclusivas de músicos, artistas e até “fake pit-stops” para roubar os holofotes nas apresentações individuais.
A ordem das equipes do “segundo período” de apresentações das Livery’s (nome em inglês que significa “pintura”) foi a seguinte: Aston Martin, Mercedes, Red Bull, Ferrari e McLaren.
Aston Martin:
A Aston usou e abusou da sua história para apresentar o carro de 2025. No início da apresentação, Lance Stroll e Fernando Alonso chegaram de Smoking com seus respectivos capacetes da atual temporada, ao som da trilha do filme 007. A marca é ligada à saga de filmes desde 1964, e utiliza isso a seu favor para apresentar seus produtos.
Logo após a entrada “triunfal”, a equipe exibiu nos telões um curta metragem animado, mostrando a tradição da marca nas pistas.

Sobre o carro, não há muito o que dizer, tem a mesma ousadia de mudança de 2024 para 2025 que teve de 2023 para 2024: nenhuma. O carro é basicamente idêntico, apostando no verde como sua base, e tendo como principal patrocinador a petroleira saudita ARAMCO. A identidade visual da marca foi bem estampada ao usar o “British Racing Green” – tradicional verde britânico de corrida – por todo o carro, juntamente da cor preta da fibra de carbono exposta na composição. Nada além disso.
Nota: 5,5/10
Mercedes-AMG:
O que dizer da Mercedes? Boas ideias e más execuções? Talvez. A equipe alemã, chefiada por Toto Wolff teve a “brilhante” ideia de realizar um pit-stop simulado na apresentação do carro. Não se faz necessário falar que foi um fiasco, não é mesmo? Os mecânicos erraram a simulação, o que deu abertura para a internet criar inúmeros memes a respeito do desempenho inconstante do time, que parece que se repetirá em 2025. A dupla de jovens pilotos, George Russell e Kimi Antonelli não empolga em carisma, e acabou deixando a apresentação até meio sem graça.
Sobre a Livery, nada novo sob o sol. A pintura mudou pouco ou quase nada, apostando sempre no preto e prata com detalhes em verde-água da sua patricinadora master, a Petronas. O que era mais marcante no carro da temporada passada, o detalhe vermelho em homenagem a Niki Lauda (conselheiro da Mercedes até o fim de sua vida), foi retirado e substituído por um degradê de prata e preto. Nada de muito chamativo, apenas a “evolução” do design anterior.
Nota: 5,5/10
Red Bull:
A Red Bull sempre carrega ideias malucas consigo, desde o princípio da sua existência, patrocinando os mais diferentes esportes e atividades, como forma de expandir sua atuação global. A apresentação do time pra 2025 é a prova disso: um curta metragem foi exibido nos telões, com uma narrativa de que seus pilotos traziam o carro escoltando o caminhão da equipe com carros de drift, junto de atletas de diversas modalidades, tentando transformar tudo em uma festa. No entanto, o que vimos na feição dos pilotos ao vivo era totalmente diferente: Liam Lawson parecia irritado de estar em público, enquanto Max Verstappen exibia sua tradicional falta de carisma. O clima parecia até hostil entre eles. Bem estranho.
Quando falamos de Red Bull Racing, estamos falando de pinturas bastante engessadas, ou como alguns comentaristas esportivos comentaram ontem, uma espécie de “São Paulo FC da Formula 1“: é um time grande que não faz nenhuma questão de inovar na linguagem, visual. O layout da equipe austríaca é o mesmo desde sua fundação, com a predominância do Azul Marinho, com toques de amarelo e vermelho. Nada demais, apenas um repeteco dos últimos anos – o que é até irônico, pois a equipe produz as livery’s comemorativas mais legais da categoria, quando quer.
Nota: 6/10
Ferrari:
A maior de todos os tempos fez questão de lembrar suas origens e suas conquistas, apresentando um vídeo que conta com depoimentos de seu fundador , Enzo Ferrari; além de diversos sketches com a evolução do desenho de seus carros ao longo dos 75 anos de história da Scuderia – sim, o time tem a mesma idade da competição, completando 75 anos este ano. No vídeo, era nítido que havia uma grande referência aos carros que compunham as carrocerias mesclando Vermelho e branco, como o carro de Niki Lauda de 1975 e o de Michael Schumacher de 2004. Mais tarde entendemos o motivo. Hamilton e Leclerc fizeram a apresentação juntos, esbanjando carisma e presença de palco, mostrando que o entrosamento da dupla já vai além das pistas.
A carroceria de 2025 compõe muito bem a junção das cores vermelha e branca, trazendo um toque mais moderno ao já tradicional vermelho da Scuderia italiana. No entanto, o tradicional “Rosso Corsa“, vermelho que a equipe usa há décadas, foi substituído por um tom pouca coisa mais escuro, inovação que foi MUITO bem recebida, trazendo novidades pontuais e bem acertadas. A patrocinadora master, a HP, rouba um pouco a cena com a cor azul no meio do carro, mas no geral o carro ficou lindo.
Nota: 9/10
McLaren:
A equipe que conquistou o campeonato de construtores de 2024 fez questão de lembrar a todos quem foi a maioral no ano passado. O time inglês expôs o troféu de campeões do mundo na apresentação do carro, fez uma grande cerimônia e… mostrou uma cópia atualizada do carro de 2024. Tanto Hype para apresentar um “Ctrl+c/Ctrl+v” do ano passado. Pelo menos a dupla de pilotos é carismática e passou a apresentação toda com sorrisos e acenos para o público.
O carro para 2025 é realmente muito semelhante ao da temporada passada, então não há muito o que comentar. A tradicional cor “Papaya Orange” segue como predominante, junto do preto da fibra de carbono exposta. Seus patrocinadores principais seguem inalterados, com a Chrome (da Google) como o destaque dos carros de Norris e Piastri. Pela falta de inovação, a nota não poderia ser muito alta, mas como se mantém um belo carro, segue acima da média.
Nota: 7,5/10
Resumo do evento:
Ao final da noite, o que vimos foi um belo evento de exibição (que toda a equipe editorial de Automobilismo gostaria de ter presenciado), cheio de emoção e festa, digno da abertura da temporada comemorativa de 75 anos da categoria mais amada do automobilismo mundial.
Alguns dos carros apresentados ontem já estão nas pistas de testes ainda hoje, como a Ferrari, por exemplo. A nós, cabe a ansiedade de ver os carros competindo, ainda mais agora que teremos um Brasileiro de volta ao grid depois de 7 anos sem a representação Brazuka na F1.
Mais para frente, faremos um novo texto, explicando os capacetes da temporada atual, explicando seus conceitos e expondo os mais bonitos, na nossa opinião. A cobertura completa da F1 75 você encontra aqui no i24, e a primeira etapa acontece a partir de 14/03, com o Grande Prêmio da Austrália. Se quiser saber tudo sobre os bastidores e os detalhes das corridas, acompanhe o Pódio24!