DIÁRIO 24H
CURITIBA
O ex-vereador de Pinhais, Leonildo Sandri, conhecido como Gordo, está sendo procurado pelo Núcleo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), braço policial do Ministério Público do Paraná. Os agentes do Gaeco tem um mandado de prisão temporária contra o ex-vereador, que está foragido. Além do mandado de prisão, também foi cumprido mandados de busca e apreensão na casa e nas empresas de Leonildo.
A ação é um desdobramento da Operação Racha, instaurada para apurar a prática de devolução de parte dos salários dos assessores do ex-vereador, que de acordo com a investigação, eram obrigados a devolver parte dos seus vencimentos mensais ao vereador.
Um cúmplice do ex-vereador também teve mandado de prisão decretado sob a acusação de corromper testemunha. Ele teria pedido para uma testemunha mentir em depoimento ao MP, troca de recompensa.
A operação Racha ainda está em curso e investiga a mesma prática em relação a outros vereadores e ex-vereadores de Pinhais, o que poderia caracterizar os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, concussão e falso testemunho, além de atos de improbidade administrativa.
A reportagem não conseguiu localizar o ex-vereador.