Uma cena registrada na tarde de domingo (28) em Ribeirão Claro, no norte do Paraná, impressionou moradores do município a 187 quilômetros de Londrina. André Luiz Nassif, vendedor autônomo e morador da cidade, fotografou uma nuvem colorida no céu. Segundo ele o fenômeno durou cerca de 30 minutos e se dispersou em seguida.
Nassif relatou que trabalhava em uma fazenda atendendo turistas quando o fenômeno ocorreu e encantou pessoas que almoçavam em um restaurante nas proximidades. Ele também contou que no domingo, o clima estava bem quente e que após o evento, pancadas de chuva ocorreram na região, mas o sol voltou a brilhar em seguida.
EXPLICAÇÃO
Conforme a Somar Meteorologia, o fenômeno é chamado de irisação e acontece por conta da decomposição da luz solar em sete cores do arco-íris. Isso ocorre porque a luz incide sobre cristais de gelo da nuvem ou partículas de água na atmosfera.
A dispersão da luz solar na atmosfera ocorre em alguns momentos do dia, quando o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%. Desde modo, a luz do sol apresenta tais cores.
A Somar explica ainda que no caso de Ribeirão Claro, a presença de nuvens do tipo cirrocumulos (que ficam acima de seis quilômetros de altura) e de nuvens altocumulos (entre dois e quatro quilômetros de altura) colaboram para a ocorrência do fenômeno. Esses tipos de nuvens estão relacionadas com a ocorrência de irisação.