FLORIANÓPOLIS, SC
Diário do Estado
Bombeiros do Sul de Santa Catarina informaram que uma onda gigante arrastou veículos que estavam estacionados próximos da praia, no Balneário Rincão, na tarde deste domingo (16). O fenômeno registrado por volta das 16h30 é chamado de tsunami meteorológico e impressionou os banhistas pela sua força.
Não houve registro de vítimas, mas duas pessoas que estavam dentro de um dos carros precisaram ser resgatadas do mar pelos bombeiros; elas não conseguiram sair a tempo antes de que o automóvel fosse arrastado pela água.
O dia registrou calor intenso em todas as regiões catarinenses e temporais com ventos de até 97 KM/H atingiu as cidades da região. Em Araranguá, árvores foram arrancadas e casas ficaram destelhadas. Na ponte Anita Garibaldi da rodovia BR 101 em Laguna, um caminhão chegou a tombar com a força do vendaval.
— Fez bastante calor aqui durante o dia, depois teve o vento e essa onda grande que atingiu e arrastou os carros que ficam na faixa de areia em Rincão, pois fora da temporada não há fiscalização. Tivemos placas e árvores destruídas nas estradas da região — disse um sargento dos bombeiros de Içara, em entrevista ao jornal “Diário Catarinense”, de Florianópolis.
Tsunami meteorológico
A Defesa Civil de Santa Catarina relatou que o fenômeno ocorrido nesta tarde em Rincão é conhecido como “tsunami meteorológico”. Ele ocorre quando há o deslocamento rápido de uma forte linha de instabilidade, que é uma linha de baixa pressão, e contribui para a formação das ondas.
Também permanece o alerta para o risco de novos temporais ainda durante a noite deste domingo e a madrugada de segunda. O alerta é válido para as regiões do Planalto Sul, litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral Norte de Santa Catarina.
No Paraná, também há previsão de chuva com trovoadas no litoral do estado.