Paraná registra novos casos de dengue em agosto, diz relatório

Por
3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
24Horas Fundo

Pelo menos 90 novos casos de dengue foram registrados no Paraná durante o início do novo período epidemiológico que teve início no dia 1º de agosto. Em uma semana, foram 13 novas confirmações da doença no estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A maioria dos registros estão concentrados em cidades do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Paranaguá que por sua vez viveu a pior epidemia de dengue de sua história neste ano, com mais de 19 mil casos, não teve novas notificações da doença até o momento, mas com a chegada do calor e o aumento das chuvas, a população deve permanecer atenta aos cuidados para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Mutirão em Paranaguá recolhe entulhos para prevenir proliferação do mosquito da Dengue - Foto: Divulgação / ASCOM
Mutirão em Paranaguá recolhe entulhos para prevenir proliferação do mosquito da Dengue – Foto: Divulgação / ASCOM

Do total de casos, 78 foram contraídos dentro da própria cidade. As outras 12 infecções aconteceram foram em municípios de outros estados. As cidades as incidências foram registradas são: Londrina, Cambé, Maringá, Jataizinho, Cascavel e Marialva.

Desde o dia 1º de agosto, 29 cidades, distribuídas em nove regionais diferentes, já registraram casos da doença. A dengue avançou para três novas cidades, comparando os dados mais recentes com os divulgados na semana passada. Os números ainda estão distantes dos registrados no período epidemiológico passado. Mas a tendência é que os casos avancem na medida em que o clima se altere.

O período mais preocupante em relação à dengue é durante o verão – quando o calor e a umidade oferecem as condições ideias para a reprodução do Aedes aegypti, transmissor do vírus.

O boletim da dengue, divulgado pela Sesa nesta terça-feira (11), também traz dados sobre os casos de Zika Vírus e Febre Chikungunya. As duas doenças, assim como a dengue, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti . Desde agosto, apenas um caso de Zika foi confirmado – mas foi contraído em outro estado. Nas últimas dez semanas, desde que começou este novo período epidemiológico, nenhum caso de Febre Chikungunya foi registrado no Paraná.

Compartilhe
Sair da versão mobile