Pessoas com deficiência podem aproveitar banho de mar no litoral paranaense

2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Ir às praias do Litoral paranaense ganhou um motivo ainda mais especial para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Estão disponíveis em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, desde o dia 21 de dezembro, as chamadas cadeiras anfíbias que permitem curtir um banho de mar seguro e confortável no mar.

As cadeiras, que serão disponibilizadas de forma gratuita, têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar. Flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável, as cadeiras têm capacidade para suportar até 120 quilos.

Prezando pela segurança, a atividade é monitorada por uma equipe treinada que inicia os cuidados desde a transposição da pessoa para a cadeira anfíbia, no deslocamento para a água, até o banho de mar propriamente dito.

Os banhistas interessados em retirar as cadeiras anfíbias devem ir até um dos nove pontos de atendimento no Litoral, que vão funcionar diariamente das 9h às 19h. Em Guaratuba, há pontos de retirada na Praia das Pedras, Praia Central e Praia de Caieiras.

Já em Matinhos e em Caiobá, as cadeiras anfíbias podem ser encontradas na Praia Mansa e na Praia Central, em frente à Sorveteria D’Vicz e em frente ao edifício Pipeline, bastante conhecido na região.

No município de Pontal do Paraná, há equipamento e equipes nos balneários de Pontal do Sul, próximo ao Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná; em Ipanema, na praia central; e em Praia de Leste (Mirassol).

As cadeiras anfíbias fazem parte do programa Praia Acessível, desenvolvido pelo governo do estado em parceria com a Sanepar e Copel Telecom.

Compartilhe
Sair da versão mobile