PARANÁ – A Polícia Federal (PF) cumpre mandados judiciais pela 3ª fase da Operação Carne Fraca, deflagrada na manhã desta segunda-feira (11), batizada de Operação Trapaça.
São 91 mandados – onze de prisão temporária, 27 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão – cumpridos no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Goiás e em São Paulo.
O principal alvo desta fase é a BRF Foods Brasil. Em nota, a PF informou que “as investigações demonstraram que cinco laboratórios credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e setores de análises [da BRF] fraudavam resultados de exames em amostras de seu processo industrial, informando ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos”. As fraudes faziam com que dados fictícios fossem repassados, em laudos e planilhas técnicos, ao Serviço de Inspeção Federal.
Há um mandado de prisão expedido contra Pedro de Andrade Faria, ex-diretor-presidente global da empresa, que deixou o cargo em novembro do ano passado. Confira a lista dos alvos de mandados de prisão temporária que trabalham/já trabalharam na BRF:
- André Luís Baldissera
- Décio Luiz Goldoni
- Fabiana Rassweiller de Souza
- Fabianne Baldo
- Harissa Silvério el Ghoz Frausto
- Hélio Rubens Mendes dos Santos Júnior
- Luciano Bauer Wienke
- Luiz Augusto Fossati
- Natacha Camilotti Mascarello
- Pedro De Andrade Faria
- Tatiane Cristina Alviero
Segundo a PF, os investigados devem responder por crimes como falsidade documental, estelionato qualificado e formação de quadrilha ou bando, além de crimes contra a saúde pública, entre outros.
(Com informações do G1)