A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu na tarde de terça-feira (23), em uma casa na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, uma cobra da espécie píton-reticulada. Além da cobra de 6 metros, a polícia encontrou ainda duas aranhas, uma da espécie golias – conhecida como a maior aranha do mundo – e outra caranguejeira.
Os policiais chegaram até o endereço do suspeito, um homem de 21 anos, através de denuncia anônima. A cobra gigante estava em cima de um armário em um dos quartos. Os animais eram criados há pelo menos dez anos de forma clandestina.
Quando questionado, o jovem informou aos investigadores que comprou os bichos ainda filhotes através do tráfico de animais. Disse ainda que dois veterinários prestavam atendimento aos animais.
A PCPR vai investigar o envolvimento dos veterinários com a posse ilegal dos bichos. O homem responderá por crime previsto no artigo 29 da lei nº 9605/98, de apanhar espécie da fauna sem permissão de autoridade competente, o que prevê detenção de seis meses a um ano e multa.
Os três animais resgatados foram encaminhados para a rede de proteção animal da Prefeitura de Curitiba.