O que era para ser uma simples prova escolar se tornou um pedido de socorro de uma menina de apenas 13 anos, na cidade do Vale de Anari no interior de Rondônia. A menina havia escrito em sua prova um pedido que dizia:
“Por favor me ajuda meu pai bate na minha mãe chama pra mim a polícia”.
Após a denúncia ter sido feita pela menina, o pai foi chamado para prestar informações sobre ao Conselho Tutelar, e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil, que solicitou à Justiça a prisão preventiva do agressor. O pedido também inclui medida protetiva à vítima e as testemunhas.
O pedido de ajuda ocorreu em 9 de novembro, e só agora o caso ganhou um desfecho: a prisão preventiva do agressor foi decretada pela Justiça de Rondônia na tarde de sexta-feira (03), mas o cumprimento do mandado foi na manhã do sábado (04).
O homem foi localizado na casa da mãe dele em um sítio na cidade de Vale do Anari, onde estava escondido em um banheiro nos fundos do local. Após a prisão, o homem foi levado à Casa Detenção de Machadinho D’Oeste, que fica a cerca de 55 km de distância.
O inquérito do caso será concluído em até 10 dias e então vai ser encaminhado ao Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
DENUNCIAR
Especialistas ouvidos em uma reportagem publicada pelo jornal Estado de S.Paulo em setembro de 2021 recomendam que, ao presenciar uma situação de violência doméstica, ou até mesmo se tiver alguma desconfiança, a pessoa não deve interferir, mas comunicar as autoridades policiais.
Há uma série de canais em que essas denúncias podem ser feitas: Disque 100 (número para denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) e Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, por exemplo.
*Sob supervisão de Derick Fernandes