O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), anunciou nesta segunda-feira (03) que a população da cidade deverá fazer uma inscrição para visitar os parques municipais durante o período de pandemia.
A prefeitura solicitou à Câmara Municipal a liberação de R$ 5 milhões para a crianção de um programa de orientação de atividades esportivas ao ar livre durante a pandemia.
Segundo o prefeito, pessoas que foram impactadas com o fechamento das academias nos últimos meses poderão ser contratadas para trabalhar como orientadores de atividades físicas nos parques.
O programa terá monitores e sensores infravermelho instalado nos espaços públicos, que medem a temperatura corporal e estabelecem um tempo determinado para a permanência no parque.
Greca afirmou que, quem quiser ir ao parque, terá que fazer uma inscrição para utilizar o espaço, e o sensor será usado para fazer o monitoramento de quem pode continuar ou de quem deve deixar o parque depois de praticada a atividade física.
Ainda durante a manhã desta segunda (03) na abertura dos trabalhos de retomada do legislativo na Câmara de Curitiba, Greca anunciou a suspensão do pagamento das parcelas da Cohab para a população em maior vulnerabilidade social.
Além disso, Greca solicitou aos vereadores a autorização para ampliar de 242 para 545 o número de atividades da lei de liberdade econômica, ou seja, que não precisarão de alvará de local de funcionamento e terão facilidade com os licenciamentos municipais.
Greca também solicitou aos vereadores a prorrogação do pagamento do IPTU e ISS para dezembro.
As medidas foram entregues aos vereadores em um documento chamado de “Programa Municipal de Retomada da Economia Pós Covid-19”.
*Com CBN Curitiba