DIÁRIO 24H
MARINGÁ
Em reunião com representantes da Associação de Moradores da Zona 2, na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Ulisses Maia (PDT) garantiu que vai acionar parte do efetivo da Guarda Municipal para atuar em conjunto com a Polícia Militar (PM) no trabalho de reforço da segurança no bairro e em toda a região central de Maringá.
O encontro definiu que medidas imediatas serão tomadas para combater o consumo de drogas e atos de prostituição em áreas pontuais. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai implementar ações para organizar o trânsito nas proximidades nas várias instituições de ensino, públicas e particulares, instaladas na região.
O prefeito garantiu que, “a partir do momento em que estiver homologada a licitação da publicidade, também vamos desenvolver campanhas educativas de trânsito e estabelecer mão única no tráfego em algumas ruas que, hoje, são de mão dupla”.
Lombadas redutoras de velocidade nas esquinas, instalação de radares e implantação de “ruas acalmadas” também foram temas debatidos para promover fluidez no trânsito, evitar paradas em fila dupla na frente de escolas e oferecer tranquilidade para pais e alunos nos momentos de embarque e desembarque.
MÓDULOS MÓVEIS
Para a presidente da Associação de Moradores do bairro, Gisele Nogueira, a instalação de supercâmeras em pontos estratégicos de ruas e avenidas também ajudaria a inibir atos de vandalismo, pichações, consumo de drogas e atentados ao pudor que ocorrem diariamente em alguns setores da Zona 2. “A presença marcante do efetivo da Guarda Municipal, inclusive na ′praça de patinação′ da Avenida Cerro Azul, também contribuiria para o sossego maior dos moradores”, assinalou.
O prefeito Ulisses Maia observou que os problemas enfrentados pelos moradores da Zona 2 também são comuns aos de outras regiões da cidade.
Ao revelar que considera insuficiente o número de viaturas e o efetivo da PM para o policiamento de toda a cidade, Maia anunciou que o processo para a compra de mais sete viaturas para a Guarda Municipal está em andamento, além das outras seis que foram entregues para a corporação recentemente. “Também estamos reforçando a iluminação de ruas, avenidas e praças, além de providenciar a implantação dos ′módulos móveis′, com a compra de mais cinco microônibus para a GM”, disse.
Com o respaldo do vereador Mário Hossokawa, que é morador do bairro, o prefeito encerrou a reunião e assegurou que a Prefeitura não estuda qualquer mudança para a lei de zoneamento da Zona 2, outro fator que gerava preocupação à comunidade da região.


