TERRA RICA, PR – Presos da delegacia de Terra Rica, no noroeste do Paraná, fugiram por um buraco aberto na parede. A fuga foi registrada neste domingo (18).
O delegado João Paulo Sorigotti da Silva informou que sete dos 47 detentos que estavam no local, que foi projetado para abrigar oito pessoas, conseguiram escapar.
Segundo Silva, os presos aproveitaram para fugir quando o investigador de plantão saiu para atender a uma ocorrência relacionada a um detento que havia fugido em 5 de fevereiro, quando 15 presos escaparam por um túnel. Até este domingo, seis haviam sido recapturados.
O delegado afirmou que “não tem condição de ter preso na delegacia. A situação é muito precária“. Ele informou que, após a fuga do início do mês, ofícios que pediam a retirada dos detentos foram encaminhados à Justiça, à Divisão Policial do Interior (DPI), ao Departamento de Penitenciário do Paraná (Depen) e à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp). “Tenho tudo documentado. Nada foi feito, absolutamente nada. O buraco que tinham feito na última fuga arrebentou com a estrutura do prédio. Solicitei a retirada dos presos para que fosse feita uma reforma de urgência”, alegou.
Policiais civis e militares trabalham para recapturar os detentos que escaparam nas duas fugas deste mês.
DELEGACIA
Uma fossa que recebe todo o esgoto da carceragem desabou, entre os dias 10 e 11 de fevereiro, e abriu uma cratera próximo ao prédio que abriga os detentos. Silva afirmou que cabe um carro dentro do buraco.
A cadeia de Terra Rica está interditada há mais de dois anos. O estado deveria transferir os presos e o local não poderia receber mais detentos.