DIÁRIO 24H
LONDRINA
O Colégio Estadual São José, no Jardim Leonor, em Londrina, será transformado no primeiro Colégio da Polícia Militar (PM) no interior do Paraná. Decreto do governador Beto Richa (PSDB) concede R$ 730 mil de investimento em reformas e melhorias na escola, cujo processo seletivo passará a ser comandado pela PM a partir de 2018, como acontece em Curitiba. Os alunos já matriculados continuarão no colégio.
O governador confirmou a instalação durante visita de uma comitiva de alunos, professores e representantes da comunidade ao Palácio do Iguaçu, na capital do estado. “O Colégio da Polícia Militar é um sucesso absoluto em Curitiba, detentor dos melhores índices educacionais do estado e o de Londrina seguirá o mesmo caminho”, afirmou Richa.
Londrina será a segunda cidade a receber uma unidade do Colégio da PM. O comandante-geral, coronel Maurício Tortatto, explicou que o vínculo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR) continua, e o que muda é apenas a gestão da escola, que passa a ser responsabilidade da Polícia Militar. Segundo ele, “o colégio passa a ser um Órgão da Polícia Militar (OPM), que segue os preceitos didáticos e pedagógicos da Secretaria de Educação”.
O projeto está sob análise da Secretaria de Estado da Fazenda e seguirá para sanção do governador. O processo seletivo ainda não tem data prevista para começar.