Londrina, PR – Funcionários dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos de Londrina organizaram uma paralisação para esta quinta-feira (19), em razão da insatisfação com o reajuste salarial referente ao ano de 2017. O Sindicato de Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte de Paraná (Sinpro) afirma que a categoria defende o aumento salarial de 10% acima do índice de inflação, enquanto que o proposto foi de 1,89%.
Segundo o presidente do Sindicato, André Cunha, o grande problema é a diferença quanto aos salários dos profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e os CEIs. De acordo com Cunha, para efeito de comparação, um profissional do CEI, ao trabalhar a mesma carga horária e desenvolver o mesmo trabalho, ganha menos da metade de um profissional do CMEI.
Londrina possui 50 CEIs filantrópicos, que atendem cerca de 600 crianças e empregam, em média, 400 pessoas. Por isso, caso a proposta não melhore, há possibilidade de greve a partir da próxima semana.
Na quinta-feira, dia da paralisação, o Sinpro irá realizar mobilizações a partir das 9 horas da manhã, que irão acontecer nas rotatórias das avenidas Madre Leônia e Ayrton Senna. Os professores, ao sair dessas rotatórias, irão caminhar até a Secretaria Municipal de Educação. Maria Tereza Paschoal, secretária municipal de Educação, prefere não se manifestar sobre o assunto no momento, uma vez que o município ainda está avaliando o que pode ser feito.
De acordo com o Secraso, sindicato representante dos CEIs filantrópicos, se a prefeitura não melhorar as propostas do reajuste salarial, não será possível repassar um valor maior para os professores.