DIÁRIO 24H
POLÍTICA
O senador paranaense Roberto Requião (PMDB) pode aparecer como vice-candidato na chapa de Lula à presidência em 2018. A informação foi publicada pela jornalista Roseli Abraão em seu blog.
De acordo com comentários nos bastidores políticos, Requião estaria a um passo de acertar com o petista, e colocar em jogo sua carreira política. O senador de esquerda governou o Paraná entre 2003 e 2010, quando protagonizou uma campanha contra o pedágio no estado. Mais tarde, em 2014, Requião tentou retornar ao Palácio Iguaçu, tendo como principal cabo eleitoral o empresário Marcelo Almeida, empresário e dono de concessionárias do pedágio.
Caso Requião realmente apareça na corrida presidencial, ele será o segundo paranaense interessado no Palácio do Planalto. Álvaro Dias (Podemos) também ensaia a presidência em 2018, mas pode recuar e disputar o governo do Paraná caso a vitória seja mais viável.
REQUIÃO E LULA
Lula ainda corre o risco de se tornar inelegível caso seja condenado pela Operação Lava Jato, em julgamento marcado para o próximo dia 24 de janeiro, no TRF4 em Porto Alegre. Caso isso ocorra, Requião pode optar por disputar reeleição ao Senado Federal ou prosseguir com sua aliança com Osmar Dias ao governo do Paraná.
Outra questão em debate é uma nova aliança PMDB e PT, depois do desastre com Michel Temer.
DE MANSINHO
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e atual senadora, também estuda possibilidades para 2018. Uma delas é se lançar a Câmara Federal para manter o foro privilegiado, já que ela é alvo de denúncias na Operação Lava Jato.